A Secção começa na Aldeia do Meco e vai até Lisboa. Muito perto do Meco está a imperdível e imponente Lagoa de Albufeira. Esta lagoa encontra-se num sistema dunar e é constituída por duas áreas lagunares, sendo a mais pequena – Lagoa Pequena – uma área de observação de aves. Denominado Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena, possui uma zona vedada com observatórios e percursos para observação de aves, como o camão (Porphyrio porphyrio), galeirão (Fulica atra), pato-real (Anas platyrhynchos), frisada (Mareca strepera), marrequinha (A. crecca), pato-trombeteiro (Spatula clypeata), mergulhão-pequeno (Tachybaptus ruficollis), corvo-marinho-de-crista (Gulosus aristotelis) ou a águia-pesqueira (Pandion haliaetus).
De volta à estrada, pode escolher o seu caminho, através do Fogueteiro, afastado da linha de costa onde se situa a Arriba Fóssil da Costa de Caparica, uma área protegida, e diversas praias maravilhosas, ou prosseguir através do comboio que atravessa a Ponte 25 de abril e chega a Lisboa.
Rodas ao caminho, vá do Fogueteiro até Almada, uma cidade situada na margem sul do rio Tejo, com mais de 870 anos de existência, e que transborda de história. Destacam-se o seu Castelo, o elevador panorâmico da Boca do Vento e o Cristo Rei. São também irresistíveis os seus sabores, num leque infindável de oferta gastronómica, que vai da cozinha tradicional à cozinha internacional e de autor, passando pelas “carvoadas” de bom peixe, pelas deliciosas caldeiradas, e onde não faltam os doces regionais.
Chegando a Cacilhas, uma zona ribeirinha que serve de interface de transportes públicos, e antes de embarcar no cacilheiro para Lisboa, recomenda-se a visita ao património histórico e cultural: A Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso, o sítio arqueológico da Quinta do Almaraz e uma visita guiada à Fábrica Romana de Salga de Peixe de Cacilhas.
Comentários: Secção 14