Museu do Oriente

Testemunho das relações históricas entre a Ásia e Portugal, o primeiro país a chegar aos mais distantes portos orientais, o Museu do Oriente está localizado na Doca de Alcântara, num edifício dos anos 40 com uma situação privilegiada junto ao Rio Tejo.

O Museu está organizado em torno de duas grandes exposições permanentes. No piso 1 encontra-se a exposição dedicada à “Presença Portuguesa na Ásia”, que é constituída por objectos artísticos e documentais reunidos ao longo dos anos pela Fundação Oriente. Entre vários objectos de valor excepcional, destacam-se os biombos chineses e japoneses dos séculos XVII e XVIII, peças de arte namban, uma colecção de peças de porcelana brasonada da Companhia das Índias e um acervo relativo às culturas dos povos de Timor.

A exposição “Deuses da Ásia” ocupa o piso 2 e foi planeada a partir da Colecção Kwok On, uma das mais importante do género à escala europeia, que é constituída por mais de 13.000 peças. Ao longo do percurso expositivo encontram-se testemunhos das artes performativas, mitologias e religiões populares asiáticas como marionetas, máscaras, pinturas, objectos rituais, lanternas, dragões, jogos e estátuas.

O Museu do Oriente dispõe ainda, de uma área de exposições temporárias e de um espaço multiusos que será palco de uma programação cultural diversificada, incluindo espectáculos musicais, dança, teatro cinema e marionetas.


Coordenadas: 38.715400,-9.164508