Saindo de Faro, a Secção 2 passa na Quinta do Lago, um empreendimento turístico do Algarve (freguesia de Almancil, concelho de Loulé), considerado um dos mais luxuosos de toda a Europa. Inserida na Reserva Natural da Ria Formosa, numa ampla paisagem de pinheiros com uma vista deslumbrante sobre o lago e o oceano Atlântico, a Quinta do Lago é também um destino único para observadores de aves, com especial destaque para a zona da Lagoa de São Lourenço. A Quinta do Lago dá nome a uma praia aí existente com um longo areal e sem rochas.
Seguindo viagem chega a Quarteira, um local do Algarve vincadamente turístico. Com uma agradável marginal de palmeiras, que se estende paralelamente a um mar onde se desenham praias divididas por pontões.
O próximo destino a descobrir é Vilamoura, uma das maiores estâncias de lazer da Europa. Campos de ténis, equitação, um casino e um aeródromo, são exemplos de um complexo turístico onde a grande estrela é a marina. Ótimas praias com extensos areais, excelentes acessos e muita animação diurna e noturna fazem de Vilamoura um destino de excelência.
Continuando viagem, chega a Albufeira. Do período árabe restam as ruelas estreitas, o velho castelo e as casas muito brancas com arcos. De uma povoação com longa tradição piscatória com uma afortunada indústria de exportação de peixe, resta a Praia dos Pescadores, com as suas coloridas embarcações que hoje em dia se dedicam também à realização de visitas turísticas às fabulosas grutas marinhas da costa. Oferece cerca de 30 quilómetros de costa e mais de duas dezenas de praias muito diversificadas entre si, tanto no que toca ao enquadramento natural, como em termos de ocupação e oferta turística. Um percurso a pé à beira-mar pelo passeio marginal oferece magníficas perspetivas sobre a cidade, as praias e as formações rochosas.
Esta Secção, com 43 quilómetros, faz parte da Ecovia do Algarve, um percurso ciclável de 214 quilómetros que liga Vila Real de Santo António até Sagres, atravessando 12 concelhos ao longo da faixa litoral meridional do Algarve.
Comentários: Secção 2